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Confira nossa seleção de artigos sobre o assunto.

4° Fórum de Startup do WTC: o papel das aceleradoras

4° Fórum de Startup do WTC: o papel das aceleradoras

Por: William Juliano No último dia 23 de setembro de 2015, mais uma vez tive a honrosa missão de liderar e mediar o Fórum de Startups do WTC, que já está em sua 4ª edição.  O tema escolhido para as apresentações e debates foi ”O papel das aceleradoras no ecossistema de startups”. Tivemos as brilhantes participações de Thiago Paiva, Head of Acceleration da Wayra; Miklos Grof, CEO e Co-founder da Fundacity; e Felipe Venetiglio, CEO e Co-founder da startup Dujour. Depois das apresentações de nossos convidados, continuamos com uma riquíssima sessão de debates com os 130 convidados do evento. Eis alguns dos importantes aprendizados e insights das apresentações e das discussões plenárias: As aceleradoras continuam sendo um dos players mais importantes do ecossistema de inovação, contribuindo para o crescimento e a consolidação de startups vencedoras. O Brasil ainda está no início dos processos de aceleração. O conceito ainda é relativamente novo e as oportunidades ainda são grandes. Os aportes feitos pelas aceleradoras, o fornecimento de mentorias, a educação dos empreendedores e a exposição das startups ao amplo network de todos os atores da aceleradora são os elementos-chave para o sucesso da aceleração e do empreendimento em si. O Brasil está prestes começar a ver as conhecidas “startups unicórnio” (aquelas que apresentam valuation acima de US$ 1 bi) em maior número, e as perspectivas para o setor continuam sendo animadoras. A alta capacidade empreendedora do brasileiro, a forte base de produção de tecnologia local, o aumento do número de aceleradoras, a disseminação dos conceitos de investimento de risco em inovação e o maior interesse de corporações pelas startups são os...
Afinal, você realmente precisa de um plano de negócios?

Afinal, você realmente precisa de um plano de negócios?

O plano de negócios é, provavelmente, o melhor investimento que um empreendedor pode fazer antes de montar o seu negócio. O plano não é garantia de sucesso: mas certamente aumenta a probabilidade de sucesso do negócio. É um exercício pré-operacional sobre como o negócio irá funcionar, quanto irá faturar, quanto e como irá lucrar e como será financiado.

A startup na prática: lições do 3º Fórum de Startups do WTC Business Club

A startup na prática: lições do 3º Fórum de Startups do WTC Business Club

Por: William Juliano Mais uma vez, tivemos a honra de presidir o Fórum de Startups do WTC Business Club, que chegou à sua 3ª edição. O evento aconteceu no último dia 7 de julho, no WTC, em São Paulo. Com mais de 90 participantes – entre empresários, investidores, empreendedores e muitos outros agentes do ecossistema –, discutimos como a inovação alavanca um startup e os elementos do DNA de um empreendimento de sucesso. Contamos com as brilhantes participações de Mark Neeleman (empreendedor e co-fundador da Azul),  Guilherme Junqueira (Diretor Executivo da Associação Brasileira de  Startups), Rafael Belmonte (CEO da Netshow.me) e Luiz Martinez (CED da Geeksys). Os aprendizados foram muitos. Cada um dos palestrantes colocou em pauta suas posições e observações sobre o tema central e chegamos a algumas conclusões importantes. O maior ativo de uma startup é o time que a compõe. Por mais que inovações tecnológicas ou modelos de negócios disruptivos possam parecer ser os grandes diferenciais de uma startup, o time que coloca negócio para rodar – com paixão, inteligência, ousadia, energia, flexibilidade e integridade – é o recurso da empresa com maior vantagem competitiva. “A empresa deve tratar seu capital humano como ouro. E o empreendedor deve se comportar como um artista: aprender, evoluir, buscar sempre melhorar com o próximo produto, projeto ou mesmo na próxima empresa… estar em constante evolução”, observou Mark Neeleman. As grandes corporações estão atentas ao ecossistema de startups. Quem não inova, morre. Isso é verdade para quaisquer mercados, tamanhos de empresa ou localizações geográficas. Nos últimos anos, várias startups inovadoras cresceram muito e têm se colocado como fortes concorrentes de...

Getting Your Small Business to Scale Like a Tech Startup

Source: entrepreneur.com BY LARRY BAKER AND CHARLIE TRIBBETT | February 26, 2014| Image credit: Shutterstock In the world of entrepreneurs, it seems the ecosystem of small businesses and startups are converging more than ever. As the founders of tech startup Bolstr — an investment marketplace focused on small businesses — we’ve spoken with hundreds of small-business owners about their challenges and growth plans. Having experienced firsthand how many small-business owners think about growth vs. their tech brethren, we often noticed a dichotomy in approach.  Historically most small businesses strived simply to be great local businesses, while tech startups strived to become national and global operations. This belief seems to be changing. More and more, we’re seeing innovative local businesses being launched in the consumer, retail and manufacturing space with the goal of becoming the next Chipotle, Gatorade or big-name specialty retailer. They want to scale and scale fast — a goal that is standard within the world of tech startups. While there is no magic formula for success, we do believe these tips will help set the course — anchored by one fundamental truth: Growth is deliberate. Adapt a lean-startup methodology. To become a national brand you’ll need to master the art of failing quickly. This means conducting cost-effective tests rapidly before making any big investments and deliberately learning from the failures along the way. If you want to launch a new flavor or product category for your granola company, don’t immediately buy inventory for every location. Survey existing customers and offer a thoughtful incentive for their reply. Also test it first in your best and worst selling store and leverage sales data to drive your...