• (11) 2613-4856
  • (11) 92613-4856

A gestão de resultados no ambiente organizacional

por William Juliano em 21/10/2014
sobre Consulting

Por Edmundo Fornasari

De forma bastante simples, a gestão organizacional deve ser compreendida considerando 3 pilares: estratégias, processos e resultados.

Obrigatoriamente, toda organização precisa definir de modo claro e transparente suas estratégias, tendo como base seus princípios e valores; e o correto entendimento do seu negócio, que inclui um olhar externo (mercado/competidores) e interno (recursos organizacionais).

Essa definição deve estar correlacionada a um conjunto robusto de indicadores de desempenho, com metas associadas, sempre definidas a partir de referenciais externos. 

Além, é claro, de planos de ação e projetos que viabilizem o alcance dos resultados.

O passo seguinte, ou melhor, realizado de forma concomitante a definição das estratégias é um olhar para os processos organizacionais (operacionais e gerenciais), pois é a partir deles que os resultados serão de fato alcançados.

A aplicação correta do conceito de gestão por processos cria na organização uma visão sistêmica de todo o conjunto de inter-relacionamentos das inúmeras atividades ali existentes, fornecendo de forma clara para os principais líderes e gestores, se será possível alcançar os objetivos estratégicos definidos.

Essa correlação entre as estratégias e os processos organizacionais, durante ou imediatamente após a definição estratégica tende a garantir de forma estruturada a realização dos resultados. A falta dessa correlação tem sido um dos principais erros cometidos pelas organizações, que definem seus objetivos, sem considerar se os processos existentes permitirão alcançá-los ou o quanto de esforço (técnico e econômico) será necessário para alterá-los.

Ressalto, que todos esses conceitos de estratégia e gestão por processos que levem ao alcance de resultados são válidos para todo e qualquer tipo de organização, independentemente do porte e constituição jurídica.

[author] [author_image timthumb=’on’]http://www.kickoffconsultores.com.br/wp-content/uploads/2014/10/edmundo_fornasari-300-140310.jpg[/author_image] [author_info]Edmundo Fornasari – Graduado em Engenharia Mecânica pela UERJ, com especialização em Marketing pela PUC/RJ, MBA em Marketing pela COPPEAD, MBA APG pela Amana Key eExecutive Program pela Wharton School. Possui experiência de mais 20 anos na Gestão de Unidades de Negócios, Parcerias e Relação com Coligadas e Governo. Foi Diretor Executivo da RioCard e Embratel e Conselheiro da Câmara de Comercio França-Brasil e MovTv. Desenvolveu carreira nas áreas de novos negócios, comercial e de marketing em empresas Fetranspor, Supervia, Embratel, Telefônica, Kraft e Souza Cruz. Tem sólida experiência em planejamento estratégico e análise de viabilidade em novos negócios. Atua em projetos envolvendo parcerias e aquisições, além de gestão de equipes de alta performance. Destacada atuação em startups e operações com empresas coligadas. É sócio-diretor da Kick Off Consultores Associados.[/author_info] [/author]