• (11) 2613-4856
  • (11) 92613-4856

Montando uma startup: o plano de negócios

por William Juliano em 12/03/2014
sobre Consulting

Se você está montando um negócio, já deve ter pensado no mercado que vai atuar, identificado quem serão seus clientes, validado sua ideia ou produto e imaginado como pretende gerenciar sua empresa.

Chegou então o momento de montar o plano de negócios. Mas para que serve o plano?

O plano de negócios tem uma missão simples: guia-lo durante o processo de maturação da sua empresa e ao mesmo tempo identificar os fatores que farão com que a empresa seja bem sucedida. É o ponto de partida. O plano de negócios o ajuda a definir, por exemplo, quem são seus concorrentes e fornecedores, total de recursos humanos e financeiros que sustentarão o negócio, a proposta de valor do seus produto ou serviço e, em última análise, a viabilidade do negócio através de projeções financeiras.

É comum se dizer que o grande valor do plano de negócios é “força-lo” a refletir sobre todas as variáveis que compõem a estruturação de uma empresa. Com isso, você diminui os riscos e aumenta a probabilidade de sucesso do seu empreendimento.

Uma vez definido seu plano, tenha em mente que ele será ajustado conforme a startup evolui. Você irá aprender mais sobre o negócio e o segmento, e levará em conta mudanças que aparecerão na sua rota.

E você, o que pensa sobre plano de negócios? Deixe seu comentário!