Consultoria Empresarial – um Plano B saudável

Por: Edmundo Fornasari

Dólar alto, inflação em crescimento potencial, taxas de juros nas alturas, incertezas políticas, rebaixamento do país nas notas de crédito, bolsas caindo e tantas outras coisas. Hoje em dia, as notícias estão cada vez mais catastróficas para a economia brasileira. E o pior: essa crise nasceu, está crescendo e ainda não tem a data da sua “morte” definida ou até mesmo planejada.

E você pergunta a si mesmo: o que eu tenho a ver com isso? A resposta é simples e direta: tudo! Tudo não é nenhuma forma pejorativa de causar um drama sem fundamento, mas sim deixar claro que chegamos num momento de nossas vidas onde é necessário imaginar um Plano B.

Muito de nós, executivos de sucesso, estamos sentindo diretamente na pele o corte promovido pelas organizações: reduções salariais, perda de bônus e o mais temido desafio que é se reinventar num cenário totalmente adverso.

Não quero aqui falar sobre o aspecto negativo de uma crise. Isso é quase que enxugar o gelo. A proposta é que, antes que o pior aconteça, você possa desenvolver um Plano B.

Ser um Consultor Empresarial tem as suas vantagens, como flexibilidade de horário (sim, sabemos que sofremos muito com isso em diversos momentos da vida pessoal), controle da nossa própria agenda, ganho de imagem e aumento de networking, dentre outros pontos. Além disso, você pode ser um Consultor part time, ou para aqueles que já estão disponíveis no mercado, ser um Consultor full time.

Mas aí, começamos a ter questionamentos simples, tais como fazer? E depois que voltar a normalidade? Como ganhar clientes, etc?

Óbvio que são dúvidas de qualquer negócio, mas a vantagem é que a cada dia que passa, a crise aumenta e as empresas precisam inovar. Um Consultor com uma ampla visão estratégica pode ser um elo fundamental no processo de ajustes de processos ou gestão de equipes. E o melhor: um Consultor pode atuar em qualquer mercado, em qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Dentro do contexto profissional, o Consultor tem a finalidade de ajudar as empresas e, porque não, profissionais que nesse momento estão passando por dúvidas na carreira ou no negócio. Sugestões úteis que podemos dar antes deles se arriscarem em atividades que desconhecem ou sonhos que poderão virar pesadelo.

O mercado de Consultoria Empresarial é amplo, vasto e possui diversas possibilidades de ganhos financeiros e crescimento da sua “marca” profissional. Certamente, independente do momento profissional em que esteja vivendo, a crise nos mostra um caminho: devemos ter planos, devemos ter opções. O Plano B pode e deve certamente ser o seu plano principal. Depende do seu esforço, depende do seu interesse, depende do seu empenho.

A crise vai passar, não sabemos como. Mas, certamente, aproveitar esta oportunidade para refletir profissionalmente é um ganho com valor altíssimo pessoal e profissional. Ser um Consultor pode ser uma inteligente saída em meio ao caos vivido atualmente.

 

[author] [author_image timthumb=’on’]https://www.kickoffconsultores.com.br/wp-content/uploads/2014/10/edmundo_fornasari-300-140310.jpg[/author_image] [author_info]Edmundo Fornasari é graduado em Engenharia Mecânica pela UERJ, com especialização em Marketing pela PUC/RJ, MBA em Marketing pela COPPEAD, MBA APG pela Amana Key eExecutive Program pela Wharton School. Possui experiência de mais 20 anos na Gestão de Unidades de Negócios, Parcerias e Relação com Coligadas e Governo. Foi Diretor Executivo da RioCard e Embratel e Conselheiro da Câmara de Comercio França-Brasil e MovTv. Desenvolveu carreira nas áreas de novos negócios, comercial e de marketing em empresas Fetranspor, Supervia, Embratel, Telefônica, Kraft e Souza Cruz. Tem sólida experiência em planejamento estratégico e análise de viabilidade em novos negócios. Atua em projetos envolvendo parcerias e aquisições, além de gestão de equipes de alta performance. Destacada atuação em startups e operações com empresas coligadas.[/author_info] [/author]

Compartilhar Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *