Crise x Oportunidade: tudo depende do seu ponto de vista

Cabe a você interpretar como você vai enxergar o que acontece. O que está acontecendo é uma crise ou oportunidade?

Crise

Por Emundo Fornasari

A língua chinesa é escrita por ideogramas. Ideogramas são símbolos, que diferentemente das nossas palavras, representam e transmite uma ideia. Pois bem, o ideograma de crise, em chinês, é o mesmo ideograma da palavra oportunidade.

Esta crise, se você olhar de forma positiva, significará uma mudança. E mudanças também podem ser vistas como ameaças ou oportunidades. O jeito e a forma como você reage é o que determina o seu futuro e principalmente da sua empresa.

O futuro é algo que elabora e avança conforme as suas escolhas. A história da sua vida, a sua empresa, do seu ritmo. O futuro é a soma daquilo que você escolheu ao longo de um tempo no seu passado e até mesmo agora, durante o seu presente.

Pessoas diferentes enxergam coisas diferentes. Quem pensa diferente observa situações ou possibilidade que podem impactar diretamente no seu futuro. Sair da “caixa” é fundamental em tempos de crise. Escolhas e pensamentos diferentes é igual a novos resultados, talvez nunca antes pensados ou imaginados.

A crise existe para isso também. Para você olhar o óbvio e repensar. Crise não é sinônimo de algo bom, mas pode ser encarada como uma oportunidade para inovar. Para tirar você da zona de conforto. Para trazer desafios e rotinas ainda não imaginadas. A crise machuca, mas você define se ela será uma faca que estará entrando profundamente a cada dia no seu corpo, ou será somente um arranhão de alerta, tipo aqueles que levamos quando cortamos o dedo com uma faca. A crise proporciona você ter atenção em pontos que há pouco tempo eram irrelevantes para o seu negócio.

Prudência e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Já o medo imobiliza! Existe uma linha tênue entre medo e prudência. É necessário viver os dois lados para evoluir como pessoa e profissionalmente.

Mas que tal enxergar e usar todos os recursos que você tem e tentar justamente aproveitar o medo dos outros para alancar as suas possibilidades? Crescer e agir enquanto os outros estão se retraindo é seguir num oposto positivo.

Pensar diferente e sair do quadrado. Encontrar opções de caminhos. Ler, reler e compreender o seu momento. Insistir e agir! Ninguém faz uma revolução nos negócios pensando de maneira normal ou tradicional. Ser criativo é fundamental. Agir nas falhas dos seus concorrentes é primordial. Melhorar e oferecer o novo é obrigatório. Não contaminar a sua equipe com fatores externos negativos é crucial.

Crise e oportunidade são os dois lados da mesma moeda. Se você fizer o que sempre faz, acaba obtendo sempre os mesmos resultados. Essa mudança de foco nem sempre é fácil, mas se fosse fácil seria coisa para todos. E só você é igual a você.

Aproveite! Mude! Faça!

[author] [author_image timthumb=’on’]https://www.kickoffconsultores.com.br/wp-content/uploads/2014/02/edmundo_fornasari_final.jpg[/author_image] [author_info]Edmundo Fornasari é graduado em Engenharia Mecânica pela UERJ, com especialização em Marketing pela PUC/RJ, MBA em Marketing pela COPPEAD, MBA APG pela Amana Key eExecutive Program pela Wharton School. Possui experiência de mais 20 anos na Gestão de Unidades de Negócios, Parcerias e Relação com Coligadas e Governo. Foi Diretor Executivo da RioCard e Embratel e Conselheiro da Câmara de Comercio França-Brasil e MovTv. Tem sólida experiência em planejamento estratégico e análise de viabilidade em novos negócios. Atua em projetos envolvendo parcerias e aquisições, além de gestão de equipes de alta performance. Destacada atuação em startups e operações com empresas coligadas.[/author_info] [/author]

Compartilhar Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *