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Como e quando decidir fazer a expansão internacional da sua rede de franquias?

por Renato Claro em 25/11/2014
sobre Franchise Services

O franchising como sistema de expansão, permite o desenvolvimento de uma rede de negócio tanto no Brasil como no exterior, pois negócios completamente formatados, manualizados e amparados por um rígido programa de capacitação, formam o pacote ideal de transferência de know-how que poderá fazer do franqueado, seja ele nacional ou estrangeiro, um bom gestor do negócio. Contudo, a análise da metodologia de internacionalização da franquia depende do tipo de negócio que se quer exportar.

Antes de colocar o pé lá fora, é bom aprender um pouco com as operações internacionais que se instalaram aqui no Brasil. Sem precisar citar marcas, podemos afirmar que as operações estrangeiras que mais deram certo aqui e em outros mercados, são aquelas mais rigorosas no processo de seleção dos seus franqueados. E, sobretudo aquelas em que apesar das diferenças entre os países e mercados seja qual for sua latitude, sabem ser rigorosas quanto ao cumprimento dos padrões de operação.

Isto quer dizer que para promover a expansão internacional é exigida maior preparação técnica, para além da capacidade de investimento e pesquisa sobre o país alvo. Num primeiro momento é necessário estudar o mercado de destino, os aspectos legais, os controles ou regras governamentais, que possam vir a onerar a operação. É necessário que se elabore um cuidadoso estudo de viabilidade econômica, buscando informações sobre as operações comerciais do país para onde a franquia pretende expandir. Além disso, é fundamental verificar se há estabilidade política, investigar como as empresas estrangeiras lá instaladas movimentam os seus recursos, e se porventura elas encontram dificuldades para enviar os seus lucros de volta para o país de origem.

Para provocar uma maior reflexão, antes da decisão de internacionalizar a marca, vamos colocar aqui algumas importantes questões: como a rede está no mercado interno? Já foi bem testada no Brasil? A operação está consolidada e é lucrativa? Há lá fora mercado para os produtos ou serviços que se pretendem vender? Como o governo do território de destino vê as questões de importação de know-how? Será que a operação comercial a ser implantada encontrará proteção legal quanto ao sigilo ou segredos de negócio? Quais são os custos de importação de máquinas, equipamentos e matérias- primas? Quais são os custos salariais no mercado alvo, ou seja, que aspectos da legislação trabalhista, da segurança social e da previdência, a rede franqueada terá que suportar? Será que o país alvo impõe limitações para o envio de royalties para o país da Franqueadora?

Como será feito o processo de prospecção e seleção de franqueados no mercado alvo? É importante verificar se a expansão internacional está a ser criada para aproveitar meramente a oportunidade surgida através de um candidato exterior qualquer, que vislumbrou o mercado e o negócio de fora, e assim, se candidata a ser o primeiro numa operação internacional. Esta situação acontece todos os dias no Brasil ou em qualquer outro mercado no mundo. Neste caso, pode ser que o primeiro candidato não seja o ideal. Sabemos das dificuldades em selecionar o franqueado ideal aqui no nosso mercado, portanto, para fora do país, o fundamental será definir bem estes procedimentos, ter o maior cuidado e ser muito mais criterioso. Ah e já agora; qual o modelo de franquia mais adequado para iniciar operações no exterior??

Deve-se ficar atento e buscar conhecer quais as exigências legais no mercado de destino, para daqui preparar a operação, cuidando da sua adequação às normas legais vigentes localmente. Isto remete, reforçando o que já foi dito, para a necessidade de conhecer com antecedência detalhes da legislação, tributação e da contabilidade, e sobretudo, ter especial atenção às normas ligadas ao câmbio e remessa de lucros e capitais.

Afinal, a exportação da marca é para gerar resultados aqui no Brasil.

[author] [author_image timthumb=’on’]https://www.kickoffconsultores.com.br/wp-content/uploads/2014/02/pedro-rossa-300-140312a.png[/author_image] [author_info]Pedro Rossa é graduado em Relações Internacionais pela Universidade.Lusíada , de Lisboa, com cursos de especialização em Launch of New Products e Marketing and Sales Management (IMADEL, Suíça) e Franchise Business Administration (BBS, EUA). Conta com 22 anos experiência nos mercados internacionais de franquias, logística, transportes e business development. Foi Diretor de Marketing e Vendas da DANZAS A.G (Suíça), New Business Development Manager no Grupo Impala (Portugal), Diretor de Expansão da Blimpie – Subs & Salads (EUA), franqueado da FUTURE KIDS (USA) e conta ainda com passagens por empresas europeias como GRUPO LEP (Reino Unido/UK) e GRUPO MARMEDSA (Espanha), atuando em desenvolvimento Novos negócios, Franchising e Logística. Tem como principal foco o desenvolvimento, expansão e gestão de redes, sendo especialista em internacionalização de franquias.[/author_info] [/author]