O Boticário e Totvs: histórias de sucesso empresarial.
por Renato Claro em 25/11/2014sobre Consulting
O sucesso se faz com a experiência e sabedoria do passado, o conhecimento e inovação do presente e o desafio e ousadia do futuro. – Laércio Consentino
No dia 10 de outubro 2014 foi realizado a 3ª Maratona Valor PME em São Paulo. Com o tema ‘Líderes Inspiradores’, o evento contou com palestrantes renomados de empresas como Dafiti, Wizard, Mundo Verde, Giraffas, IE Business School. A Kick Off foi convidada ao evento e aqui compartilhamos uma das palestras mais interessantes feita pelo Miguel Krigsner, fundador de O Boticário.
Ele apresentou as 10 razões do sucesso das franquias O Boticário que hoje conta com mais de 3.800 unidades no Brasil e em outros países:
- Escolha um ramo do qual goste
- Tenha um diferencial
- Valorize a Equipe- Mantenha contato com as pessoas e se importe por elas
- Tenha Paciência- Para crescer lentamente, dar o tempo necessário e desenvolver corretamente
- Assuma Riscos- Se lance num desafio
- Seja Transparente;
- Tenha Visão do negócio
- Preocupe-se com a comunidade- Relação ganha-ganha
- Adapte-se aos cenários
- Aperfeiçoe-se com o tempo- Inove e sempre lance novas marcas
A Kick Off também participou do CASE 2014, Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, nos dias 3 e 4 de novembro em São Paulo. Com mais de mil participantes entre empreendedores, startups, investidores, empresários e palestrantes famosos e de sucesso nacionais e internacionais. Algumas das empresas que participaram foram Angelist (Silicon Valley), Conta Azul, Easy Taxi, Gartner, Descomplica e Hotel Urbano.
Um dos palestrantes de maior impacto foi o Laércio Cosentino, CEO da Totvs, que apresentou um resumo da história de sucesso da sua empresa, aqui descrito nas suas 5 fases:
1º passo – Startup
- Ter visão da relevância para os clientes
- Distribuição e crescimento através de franquias
- Alianças estratégicas
- Governança corporativa
2º passo – Warm up – Construindo uma empresa
- ‘Kick off’ de um software global
- Projeto 3×1- Crescer 3 x cada ano
- Criar um sobre nome internacional;
- Internacionalização;
- Aproximação da concorrência e mercado- Converse e se junte.
3º passo- DNA
- Identificou-se o DNA da empresa
- ‘O grupo é baseado em pessoas’
- Definir a missão, visão e valores
- Definição do talento e capital humano necessários
4º passo – Ser o nº 1 do Brasil
- Verticais e sistemas integrados
- Projeto IPO (levantou R$1 bi)
- Consolidação do mercado
- Teoria do AR (Atender e Relacionar)
5º passo – Pense em conjunto com a equipe e no ambiente global
- Estar presente
- Expressar-se
- Colaborar e Compartilhar
- Influenciar
- Ser percebido
- Ser único.
A Kick Off Insights é uma série de artigos sobre empreendedorismo, startups, franquias, marketing, estratégia e eventos interessantes no mercado nacional e internacional.
[author_image timthumb=’on’]https://www.kickoffconsultores.com.br/wp-content/uploads/2014/10/rodrigo_drysdale_oct_2014.jpg[/author_image] [author_info]Rodrigo Drysdale é graduado em Administração de Empresas (com Major em Marketing) pela University of Wisconsin, Milwaukee, E.U.A., pós-graduado pelo CEAG , FGV, e Executive MBA pela IE Business School em Madrid, Espanha. Tem 30 anos de experiência com carreira internacional nas áreas de Publicidade, Varejo, Marketing, Marketing Communications, Trade e Desenvolvimento de Negócios. Foi Diretor de Marketing e Vendas na Warner Bros Home Video, Gerente de Marketing e Vendas na Rimed, Diretor de Produto e Publicidade na Philips Lighting (na Espanha e na Holanda) e Diretor da Divisão Não-Alimentar do Makro Varejo (em Portugal). Atua como mentor de Startups na Endeavor e na InovAtiva. Seu foco está nas áreas de desenvolvimento e internacionalização de negócios, startups, marketing, varejo, comunicações, e planejamento estratégico. [/author_info]