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O Boticário e Totvs: histórias de sucesso empresarial.

por Renato Claro em 25/11/2014
sobre Consulting

O sucesso se faz com a experiência e sabedoria do passado, o conhecimento e inovação do presente e o desafio e ousadia do futuro. – Laércio Consentino

No dia 10 de outubro 2014 foi realizado a 3ª Maratona Valor PME em São Paulo. Com o tema ‘Líderes Inspiradores’, o evento contou com palestrantes renomados de empresas como Dafiti, Wizard, Mundo Verde, Giraffas, IE Business School. A Kick Off foi convidada ao evento e aqui compartilhamos uma das palestras mais interessantes feita pelo Miguel Krigsner, fundador de O Boticário.

Ele apresentou as 10 razões do sucesso das franquias O Boticário que hoje conta com mais de 3.800 unidades no Brasil e em outros países:

  1. Escolha um ramo do qual goste
  2. Tenha um diferencial
  3. Valorize a Equipe- Mantenha contato com as pessoas e se importe por elas
  4. Tenha Paciência- Para crescer lentamente, dar o tempo necessário e desenvolver corretamente
  5. Assuma Riscos- Se lance num desafio
  6. Seja Transparente;
  7. Tenha Visão do negócio
  8. Preocupe-se com a comunidade- Relação ganha-ganha
  9. Adapte-se aos cenários
  10. Aperfeiçoe-se com o tempo- Inove e sempre lance novas marcas

A Kick Off também participou do CASE 2014, Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, nos dias 3 e 4 de novembro em São Paulo. Com mais de mil participantes entre empreendedores, startups, investidores, empresários e palestrantes famosos e de sucesso nacionais e internacionais. Algumas das empresas que participaram foram Angelist (Silicon Valley), Conta Azul, Easy Taxi, Gartner, Descomplica e Hotel Urbano.

Um dos palestrantes de maior impacto foi o Laércio Cosentino, CEO da Totvs, que apresentou um resumo da história de sucesso da sua empresa, aqui descrito nas suas 5 fases:

1º passo –  Startup

  • Ter visão da relevância para os clientes
  • Distribuição e crescimento através de franquias
  • Alianças estratégicas
  • Governança corporativa

2º passo – Warm up – Construindo uma empresa

  • ‘Kick off’ de um software global
  • Projeto 3×1- Crescer 3 x cada ano
  • Criar um sobre nome internacional;
  • Internacionalização;
  • Aproximação da concorrência e mercado- Converse e se junte.

3º passo- DNA

  • Identificou-se o DNA da empresa
  • ‘O grupo é baseado em pessoas’
  • Definir a missão, visão e valores
  • Definição do talento e capital humano necessários

4º passo – Ser o nº 1 do Brasil

  • Verticais e sistemas integrados
  • Projeto IPO (levantou R$1 bi)
  • Consolidação do mercado
  • Teoria do AR (Atender e Relacionar)

5º passo – Pense em conjunto com a equipe e no ambiente global

  • Estar presente
  • Expressar-se
  • Colaborar e Compartilhar
  • Influenciar
  • Ser percebido
  • Ser único.

A Kick Off Insights é uma série de artigos sobre empreendedorismo, startups, franquias, marketing, estratégia e eventos interessantes no mercado nacional e internacional.

[author_image timthumb=’on’]http://www.kickoffconsultores.com.br/wp-content/uploads/2014/10/rodrigo_drysdale_oct_2014.jpg[/author_image] [author_info]Rodrigo Drysdale é graduado em Administração de Empresas (com Major em Marketing) pela University of Wisconsin, Milwaukee, E.U.A., pós-graduado pelo CEAG , FGV, e Executive MBA pela IE Business School em Madrid, Espanha. Tem 30 anos de experiência com carreira internacional nas áreas de Publicidade, Varejo, Marketing, Marketing Communications, Trade e Desenvolvimento de Negócios. Foi Diretor de Marketing e Vendas na Warner Bros Home Video, Gerente de Marketing e Vendas na Rimed, Diretor de Produto e Publicidade na Philips Lighting (na Espanha e na Holanda) e Diretor da Divisão Não-Alimentar do Makro Varejo (em Portugal). Atua como mentor de Startups na Endeavor e na InovAtiva. Seu foco está nas áreas de desenvolvimento e internacionalização de negócios, startups, marketing, varejo, comunicações, e planejamento estratégico. [/author_info]