• (11) 2613-4856
  • (11) 92613-4856

Setor de Franquias cresceu 7% no primeiro trimestre de 2019

por William Juliano em 06/06/2019
sobre Franchise Services

Segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho da ABF, Associação Brasileira de Franchising, divulgado em maio de 2019, o setor de franquias teve um ritmo de crescimento maior no primeiro trimestre de 2019, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Com as perspectivas econômicas melhores, o crescimento, que em 2018 foi de 5,1%, passou para 7% nos primeiros 3 meses desse ano.

“O cenário se mantém complexo, mas dois fatores contribuíram com o desempenho do setor. O ritmo mais forte de expansão em 2018 e de janeiro a março de 2019 – associado a definição do quadro eleitoral e a um mercado de trabalho desaquecido – e alguns movimentos positivos no varejo alavancados por um consumidor menos retraído. O crescimento do setor reflete também os ajustes realizados pelas redes nos últimos três anos, principalmente a busca por mais eficiência, o desenvolvimento de modelos de negócio mais enxutos e a diversificação de canais de venda, linha de produtos e consumidores”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

Apesar da expectativa inicial para 2019 ter sido de um cenário econômico mais estável, houve queda em taxas importantes como desemprego e crescimento do PIB. Por outro lado, mercados como varejo e serviços tiveram índices expressivos. No franchising, considerando-se os últimos 12 meses, o crescimento do setor foi de 7,5%, com o faturamento variando de aproximadamente R$165 bilhões para R$177 bilhões.

Além disso, 2,5% mais lojas abriram no 1º trimestre de 2019, mais que o dobro do mesmo período do ano anterior. São mais de 156 mil unidades de franquias abertas atualmente. A ABF considera que há uma disposição maior para investimentos, creditados à consolidação do franchising no país como uma opção mais segura para empreender.

Segundo a pesquisa, os segmentos com melhores resultados foram Casa e Construção com 12,9% de crescimento e franquias de Serviços Automotivos, com uma taxa de expansão de 12,7%. O aquecimento da área de reparos e reformas e a recuperação do setor automotivo contribuíram para esses resultados positivos.

Outros setores apresentaram boas taxas de crescimento, como Informática e Eletrônicos , Comunicação, Serviços e Outros Negócios que expandiram acima de 9,5%. Enquanto isso, Saúde, Beleza e Bem-Estar voltou ao grupo dos setores que mais crescem no franchising, com um resultado de 9,2%.

Para entender melhor o mercado de franquias e como investir com segurança no seu negócio, conheça o nosso Programa de Aconselhamento.

Confira no site da ABF os números completos da Pesquisa.